Entender mais sobre a vigilância armada e desarmada faz toda a diferença para que você garanta a sua segurança e a de seu bem.
Quando falamos em vigilância armada e desarmada, o que vem em sua cabeça? Você sabia que a violência em nosso país mata mais pessoas do que a guerra na Síria? Nesses últimos cinco anos, aconteceram 278.839 assassinatos no Brasil, uma média mensal de 4.647,3 mortes por mês.
Os números são alarmantes e boa parte deles estão ligados a atos criminosos, como furtos e roubos, que terminam em fatalidades. Para se prevenir da ação de bandidos e danos ao patrimônio, uma grande escolha feita pelos brasileiros é a vigilância armada ou, dependendo da necessidade, desarmada.
O que é a vigilância armada?
A vigilância patrimonial pode ser exercida em ambientes urbanos ou rurais, públicos ou privados, e tem como objetivo garantir a integridade física de indivíduos e do patrimônio material.
Essa atividade, regulada, autorizada e fiscalizada pela Polícia Federal, segue a Portaria 3.233/2012, na qual torna legal as atividades relacionadas à segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas por empresas especializadas.
Para que os serviços possam ser eficazes, a vigilância patrimonial deve se enquadrar dentro da legislação e integrar a vigilância humana. Todos os equipamentos de ponta, bem como procedimentos técnicos devem ser realizados por profissionais capacitados.
Características da vigilância patrimonial
A vigilância patrimonial armada deve ser pensada e feita de forma personalizada, considerando as necessidades de cada local e cliente. Entre os serviços oferecidos pela vigilância você pode garantir:
- Análise de risco e vulnerabilidade;
- Rondas e supervisão 24 horas;
- Monitoramento de imagens
- Controle de acesso;
- Prevenção de furtos e roubos;
- Vigilância ostensiva.
O trabalho se inicia depois que um levantamento das particularidades do local e identificação de riscos e vulnerabilidades é feito. Dessa forma, se elaborar um plano de segurança adequado para cada caso específico.
Esse levantamento faz toda a diferença para a contratação de vigilantes e outros profissionais. Isso porque eles devem passar por uma capacitação inicial sobre cada cliente e posteriores treinamentos.
Vigilância armada e desarmada
Você pode optar por contratar a vigilância armada e desarmada ou apenas uma opção, dependendo de cada situação. Mas como escolher? Bom, somente uma empresa especializada em segurança, como a Locabras, pode realizar um diagnóstico certeiro para atender às suas necessidades.
Entre os vários itens avaliados, um dos principais, é a localização em que se encontra o cliente, bem como o valor do patrimônio. Além disso, considera-se o valor agregado em produtos, fluxo de pessoas e finalidade dos locais.
Especialmente no caso dos vigilantes armados, esses devem sempre estar prontos para agir sem que, é claro, coloque em risco sua própria vida e a de outras pessoas. Além disso, estes precisam ser altamente capacitados, tendo em mãos armas registradas e com a manutenção em dia.
Portanto, antes de contratar uma empresa para prestar o serviço de vigilância patrimonial, você deve checar seu histórico, documentações, certificações, referências e tudo o mais que comprove seu grau de profissionalismo.
Com a Locabras você garante a segurança que precisa, de maneira eficaz e totalmente regularizada. Acesse nosso site, confira mais sobre nosso trabalho e acione a sua vigilância armada e desarmada!